Reportar erro

Encontrou algo errado? Ajude a melhorar esta questão.

ENARE 2023/2024

Questão 92 — ENARE 2023/2024

Clínica Médica Medicina Preventiva Cardiologia

Um senhor de 62 anos, portador de HAS e tabagista, comparece à UBS para trazer os resultados de seus exames de rotina. Ele faz uso de losartana 50 mg BID e anlodipino 5 mg MID e apresenta bom controle de pressão arterial. A seguir estão os resultados dos exames desse paciente:

Hemoglobina: 14,3 mg/dl / Leucócitos: 7200/mm3 / Plaquetas: 230.000/mm3 / Potássio: 5,6 mEq/L / Sódio: 143 mEq/L / Ácido Úrico: 4,3 mg/dl / Glicose: 93 mg/dl / HbA1c – 5,4% / Creatinina: 0,8 mg/dl.
Sangue oculto nas fezes (imunohistoquímica): positivo / Colesterol total: 122 / Col. HDL: 46 / Col. LDL: 68 / Relação albumina-creatinina: 3,2 mg/g.

Diante desse quadro, qual é a conduta mais adequada?

A O paciente apresenta hipercalemia, sendo necessária a prescrição de diuréticos de alça para controle do potássio. Ele deve também ser referenciado para realização de colonoscopia para rastreio de câncer de cólon.
B O paciente apresenta hipercalemia, sendo necessária a prescrição de diuréticos de alça para controle do potássio. Ele deve também repetir o exame de sangue oculto nas fezes, uma vez que são necessárias 3 amostras positivas.
C O paciente apresenta hipercalemia, sendo necessária a suspensão da losartana para controle do potássio – devendo ser substituída por atenolol, que também é um medicamento de primeira linha para tratamento da HAS. Ele deve também ser referenciado para realização de colonoscopia para rastreio de câncer de cólon.
D O paciente apresenta hipercalemia, sendo necessária a suspensão da losartana para controle do potássio – devendo ser substituída por indapamida, que também é um medicamento de primeira linha para tratamento da HAS. Ele deve também ser referenciado para realização de colonoscopia para rastreio de câncer de cólon.
E O paciente apresenta hipercalemia, sendo necessária a suspensão da losartana para controle do potássio – devendo ser substituída por indapamida, que também é um medicamento de primeira linha para tratamento da HAS. Ele deve também repetir o exame de sangue oculto nas fezes, uma vez que são necessárias 3 amostras positivas.
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta D
Comentário

Alternativa Correta: D. Este idoso tabagista exibe duas anormalidades no check-up: Hipercalemia (K = 5,6) e um Teste de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) Positivo. 1) O aumento de potássio é um provável efeito adverso da Losartana (Bloqueador do Receptor de Angiotensina - BRA). A conduta para manter o controle pressórico e corrigir a hipercalemia ambulatorial é suspender a Losartana e introduzir um tiazídico/tiazídico-like (como a Indapamida), que também é de primeira linha para HAS e sabidamente excreta potássio (causa hipocalemia). Os beta-bloqueadores (Atenolol) não são drogas de primeira linha primária e diuréticos de alça não são indicados primariamente aqui. 2) Qualquer resultado positivo no PSOF em adultos acima de 50 anos (fase de rastreio) EXIGE, imperativamente, o encaminhamento imediato para a Colonoscopia para visualizar toda a mucosa colônica e descartar Câncer Colorretal.

Parceria Exclusiva

Estratégia Med

Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.

Estude com o MedCalcApp PRO

Resolva provas completas, monte simulados por assunto e acompanhe sua evolução.

Mais de 10.000 questões com comentários e análise das alternativas
Simulados ilimitados com filtros por área, assunto e banca
Provas de ENAMED, ENARE, Revalida, USP e outras bancas
Histórico de respostas e desempenho por área médica
Acervo atualizado continuamente com novas provas oficiais
Ver planos PRO
Compra Segura • Garantia de 7 dias

Atualização disponível

Toque para carregar novos recursos e fórmulas.