Questão 1 — Revalida INEP 2023.2
Uma mulher de 60 anos, hipertensa, em uso irregular de medicamentos, é levada pelo filho ao pronto-socorro com história de ter começado a sentir, há 8 horas, cefaleia holocraniana intensa, apresentando náuseas e vômitos. Ela passou a ter confusão mental e, na última hora, está mais sonolenta. Ao exame físico, apresenta pressão arterial de 220 × 140 mmHg em ambos os membros superiores; está sonolenta, mas é responsiva ao chamado verbal. Percebe-se, também, que está desorientada no tempo e no espaço. Além disso, suas pupilas estão isocóricas e fotorreativas e ela não apresenta déficit motor ou sensitivo.
Diante da hipótese diagnóstica mais provável, a conduta adequada é realizar uma
Ver Resposta e Comentário
Alternativa Correta: B. O quadro clínico sugere uma emergência hipertensiva, provavelmente uma encefalopatia hipertensiva ou um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico (dada a cefaleia intensa, náuseas, vômitos e alteração do nível de consciência). A conduta inicial ideal em um paciente com rebaixamento do nível de consciência e suspeita de lesão intracraniana aguda (AVE) no pronto-socorro é a tomografia computadorizada (TC) de crânio sem contraste. Para o controle pressórico em emergências hipertensivas associadas a AVE ou encefalopatia, medicamentos de ação rápida e meia-vida curta, como o nitroprussiato de sódio, são indicados.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.