Questão 20 — AMRIGS 2026
Homem, 28 anos, é trazido ao pronto-socorro por amigos após apresentar agitação extrema, taquicardia, sudorese profusa, hipertensão arterial (PA 180/110 mmHg), midríase, episódios de alucinações visuais e pensamentos paranoides. Relata ter consumido uma quantidade significativa de cocaína aproximadamente uma hora antes. O paciente também apresenta tremores, náuseas e dificuldade de fala. Não há sinais de febre ou de trauma. Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa correta.
Ver Resposta e Comentário
A base do tratamento das complicações simpaticomiméticas na intoxicação aguda por cocaína (agitação, taquicardia, hipertensão) é o uso de benzodiazepínicos. Eles atuam potencializando o efeito inibitório do GABA, o que diminui o tônus catecolaminérgico. O uso de betabloqueadores isolados, como o propranolol, é totalmente contraindicado, pois o bloqueio dos receptores beta-2 periféricos deixa a estimulação alfa sem oposição, podendo desencadear crises hipertensivas severas ou isquemia aguda.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.