Adolescente, 13 anos, ingeriu uma cartela de 20 comprimidos de diazepam. Chega à emergência desacordado, eupneico, hipotenso e com escala de coma de Glasgow de 6. A conduta mais efetiva nesse momento, no que diz respeito à resolução do coma, é:
A
Proceder à intubação orotraqueal.
Intubação não reverte a causa base do coma; o antídoto específico é preferível e mais efetivo.
B
Administrar solução salina hipertônica intravenosa.
O paciente não apresenta quadro de hipertensão intracraniana ou hiponatremia grave que justifique o uso.
C
Administrar flumazenil intravenoso.
Alternativa aceita pela banca. Explicação abaixo.
D
Administrar naloxone intravenoso.
Naloxone é o antídoto indicado para intoxicação por opioides, e não para benzodiazepínicos.
Ver Resposta e Comentário
Resposta CorretaC
Comentário
O paciente apresenta intoxicação aguda por benzodiazepínicos (diazepam). O flumazenil é o antagonista competitivo específico dos receptores de benzodiazepínicos e reverte o coma.
Parceria Exclusiva
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.