Albert Einstein 2026
Questão 5 — Albert Einstein 2026
Uma mulher de 58 anos apresenta dor lombar crônica após múltiplas cirurgias de coluna. Está em uso de oxicodona oral 40 mg/dia há 9 meses, e relata que inicialmente obteve bom alívio, mas agora apresenta aumento progressivo da dor difusa, incluindo nos membros superiores, com piora da sensibilidade dolorosa mesmo a estímulos leves. Ela está ansiosa e relata dificuldade para dormir por conta da dor. Ao exame físico: pressão arterial e frequência cardíaca normais, exame neurológico sem déficits focais, mas queixa-se de dor difusa no corpo com sensação de queimação aos mínimos estímulos, como trocar de roupa. Qual é a conduta mais apropriada neste momento?
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta
D
Comentário
A paciente apresenta sinais clássicos de Hiperalgesia Induzida por Opioides (OIH), manifestada por uma amplificação da percepção dolorosa (inclusive alodinia — dor ao toque das roupas) e espraiamento da dor (dor difusa e em membros superiores, fora da área lombar primária) paradoxalmente associada ao uso crônico e prolongado do opioide (oxicodona). A conduta nesses casos NÃO é aumentar o opioide, o que só pioraria a hiperalgesia. Deve-se realizar o desmame gradual (redução) do opioide e adicionar adjuvantes analgésicos que atuem no componente neuropático e na sensibilização central, como os gabapentinoides (gabapentina ou pregabalina).
Parceria Exclusiva
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.