Reportar erro

Encontrou algo errado? Ajude a melhorar esta questão.

ENAMED 2025

Questão 7 — ENAMED 2025

Saúde Mental Psiquiatria Efeitos Colaterais de Antipsicóticos

Homem de 20 anos, com diagnóstico de esquizofrenia, chega à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) acompanhado de familiares, que descrevem que o paciente acordou “torto”. Há 5 dias, foi realizada a troca de risperidona por haloperidol, pois aquela estava em falta na farmácia. Paciente nega outras queixas clínicas. Ao exame, apresenta contratura de região cervical e fácies de dor.

Quais são, respectivamente, a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta mais adequada?

A Distonia; biperideno intramuscular.
B Acatisia; haloperidol intramuscular.
C Discinesia tardia; diazepam intramuscular.
D Síndrome extrapiramidal; prometazina intramuscular.
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta ANULADA
Comentário

Questão anulada. A clínica descreve um quadro clássico de distonia aguda (reação extrapiramidal precoce ao haloperidol) cujo tratamento de escolha é um anticolinérgico como o biperideno ou anti-histamínico. O INEP anulou a questão no gabarito oficial definitivo, possivelmente por divergências nas opções ou dupla interpretação com a alternativa D.

Parceria Exclusiva

Estratégia Med

Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.

Estude com o MedCalcApp PRO

Resolva provas completas, monte simulados por assunto e acompanhe sua evolução.

Mais de 10.000 questões com comentários e análise das alternativas
Simulados ilimitados com filtros por área, assunto e banca
Provas de ENAMED, ENARE, Revalida, USP e outras bancas
Histórico de respostas e desempenho por área médica
Acervo atualizado continuamente com novas provas oficiais
Ver planos PRO
Compra Segura • Garantia de 7 dias

Atualização disponível

Toque para carregar novos recursos e fórmulas.