Questão 14 — ENARE 2024/2025
Um paciente de 45 anos, tabagista, apresentava diabetes mellitus e dislipidemia, porém não era hipertenso. Foi atendido no pronto-socorro com quadro de edema agudo do pulmão hipertensivo. Apresentou melhora clínica e foi liberado com prescrição de losartana e hidroclorotiazida. A hipertensão ficou refratária ao tratamento e o paciente desenvolveu insuficiência renal aguda, que foi associada ao uso da losartana. No exame físico, foi detectado um sopro em linha mamilar esquerda na altura da cicatriz umbilical. O doppler de carótidas mostrou obstrução de 50% à direita e 40% à esquerda.
A doença em questão é:
Ver Resposta e Comentário
Alternativa Correta: D. O surgimento de insuficiência renal aguda induzida pelo uso de IECA ou BRA (como a Losartana) em um paciente com hipertensão grave de início recente e refratária (edema agudo de pulmão hipertensivo) é um sinal clássico e patognomônico de Estenose Bilateral de Artéria Renal (ou estenose de rim único funcional). Como o paciente é jovem, tabagista e apresenta doença aterosclerótica em outros locais (obstrução carotídea), a causa é a aterosclerose renal. O sopro abdominal audível na altura umbilical corrobora fortemente a presença de estenose hemodinamicamente significativa da artéria renal.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.