Questão 50 — Revalida INEP 2022.1
Uma criança com 4 anos de idade, do sexo masculino, é atendida no serviço de emergência pública de sua cidade em decorrência de quadro de náuseas, vômitos e dor abdominal há cerca de 2 horas. A mãe refere que a criança vem perdendo peso há aproximadamente 2 meses e apresentando aumento de apetite e diurese nesse período. O desenvolvimento da criança é adequado para a idade. Ao exame físico, o paciente mostra-se acordado e colaborativo, apresentando hálito cetônico, hipocorado 1+/4+, desidratado 3+/4+ e taquipneico, abdome difusamente doloroso, mas sem sinais de irritação peritoneal. A ausculta respiratória e a cardiovascular apresentam-se sem anormalidades. Exames laboratoriais evidenciam glicemia = 350 mg/dL, gasometria com pH = 7,20; pCO2 = 25 mmHg; pO2 = 80 mmHg; Bicarbonato = 10 mEq/L. O resultado do exame de urina revela cetonúria. Cerca de 4 horas após início de tratamento com reposição hídrica e insulina 0,1 UI/kg/h, o paciente passa a apresentar redução do nível de consciência associada a bradicardia.
Considerando o caso clínico descrito, o tratamento mais adequado para a complicação apresentada por esse paciente deve ser feito com
Ver Resposta e Comentário
A criança evoluiu com rebaixamento do nível de consciência e bradicardia durante o tratamento da Cetoacidose Diabética (CAD). Isso é sinal clássico de hipertensão intracraniana devida a edema cerebral, que é a principal e mais letal complicação aguda da CAD em pediatria. A conduta imediata para reduzir a pressão intracraniana consiste no uso de agentes hiperosmolares, como o manitol ou solução salina hipertônica.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.