Questão 76 — Revalida INEP 2023.2
Um homem de 58 anos é levado ao pronto-socorro devido à dor retroesternal de forte intensidade, em aperto, com irradiação para o braço esquerdo, iniciada há 1 hora. É hipertenso, diabético e tabagista. Foi submetido a uma angioplastia por cateterismo cardíaco, havendo resolução dos seus sintomas. No segundo dia após a angioplastia, durante a visita de um familiar, subitamente houve rebaixamento do nível de consciência, o paciente permanece com pulso central. O monitor cardíaco mostrou o traçado a seguir.
[ECG_Q76]Diante do quadro clínico apresentado, a conduta a ser adotada imediatamente é

Ver Resposta e Comentário
Alternativa Correta: A. O paciente, no pós-IAM, evoluiu com um quadro súbito de rebaixamento do nível de consciência. A imagem do ECG mostra uma taquicardia de complexo QRS largo, monomórfica, clássica de Taquicardia Ventricular (TV). Como o paciente está instável hemodinamicamente (sinalizado pelo rebaixamento do nível de consciência súbito), mas ainda possui pulso central, trata-se de uma TV com pulso instável. Segundo o protocolo ACLS, qualquer taquiarritmia (QRS estreito ou largo) que cause instabilidade hemodinâmica (hipotensão, alteração do nível de consciência, dor torácica isquêmica, choque) deve ser tratada imediatamente com Cardioversão Elétrica Sincronizada.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.