Reportar erro

Encontrou algo errado? Ajude a melhorar esta questão.

Revalida INEP 2024.2

Questão 11 — Revalida INEP 2024.2

Clínica Médica Cardiologia Taquiarritmias

Um paciente de 27 anos, com história de cirurgia cardíaca bem-sucedida para correção de comunicação interventricular há 10 anos, procura uma unidade de pronto-atendimento referindo palpitações de início súbito há 3 horas. Conta que foi a uma festa no dia anterior e que ingeriu bebida alcoólica em grande quantidade, vomitando durante a madrugada. Acordou com cefaleia e sede. O paciente está pálido, desidratado (1+/4+), taquipneico e apresenta cicatriz de esternotomia mediana. Apresenta pressão sistólica de 70 mmHg, a frequência cardíaca, conforme visto no monitor, está oscilando e a frequência cardíaca média está em 170 batimentos por minuto. A ausculta cardíaca revela um ritmo irregularmente irregular, com variação de intensidade da primeira bulha entre os batimentos.

[ECG_Q11]

Nesse caso, a conduta adequada é a

Imagem da Questão 11
A realização de cardioversão elétrica.
B realização de ressuscitação volêmica.
C administração de metoprolol endovenoso.
D administração de amiodarona endovenosa.
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta A
Comentário

Alternativa Correta: A.

O paciente apresenta uma taquiarritmia com resposta ventricular rápida e ritmo totalmente irregular (ritmo irregularmente irregular com variação de intensidade de B1, característico de Fibrilação Atrial com alta resposta ventricular, provavelmente desencadeada pelo consumo excessivo de álcool — síndrome do coração pós-feriado ou Holiday Heart Syndrome). O determinante fundamental para a conduta imediata é a presença de sinais de instabilidade hemodinâmica, representada aqui por hipotensão severa (pressão sistólica de 70 mmHg) acompanhada de palidez e desidratação. Conforme as diretrizes da AHA/ACLS, taquiarritmias com sinais de instabilidade exigem cardioversão elétrica sincronizada imediata.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

  • Alternativa B: Embora o paciente apresente desidratação, a hipotensão crítica decorre da perda de eficiência de enchimento diastólico pela arritmia aguda instável. Tentar hidratar previamente apenas atrasará a terapia definitiva.
  • Alternativas C e D: O tratamento farmacológico (seja metoprolol ou amiodarona) é contraindicado na fase aguda instável devido ao efeito inotrópico negativo que pode piorar o choque circulatório.
Parceria Exclusiva

Estratégia Med

Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.

Estude com o MedCalcApp PRO

Resolva provas completas, monte simulados por assunto e acompanhe sua evolução.

Mais de 10.000 questões com comentários e análise das alternativas
Simulados ilimitados com filtros por área, assunto e banca
Provas de ENAMED, ENARE, Revalida, USP e outras bancas
Histórico de respostas e desempenho por área médica
Acervo atualizado continuamente com novas provas oficiais
Ver planos PRO
Compra Segura • Garantia de 7 dias

Atualização disponível

Toque para carregar novos recursos e fórmulas.