Revalida INEP 2025.2
Questão 36 — Revalida INEP 2025.2
Mulher de 86 anos é levada pela filha à consulta no ambulatório de clínica médica, com queixa de quedas frequentes. A paciente tem diagnóstico prévio de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, depressão, déficit cognitivo leve e constipação intestinal. Está em uso de losartana, hidroclorotiazida, atenolol, metformina, gliclazida, rosuvastatina, escitalopram, donepezila e lactulose. Segundo a filha da paciente, as quedas ocorrem em diversos horários do dia, mais frequentemente na madrugada, ao se levantar para ir ao banheiro. Ao exame físico, a idosa apresenta leve bradipsiquismo e sinais de sarcopenia; pressão arterial do membro superior direito de 138 x 92 mmHg, quando deitada, e 110 x 70 mmHg, quando sentada.
O plano terapêutico apropriado ao contexto desse caso deve incluir
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta
C
Comentário
O quadro clínico destaca uma senhora idosa de 86 anos sob uso de extrema polifarmácia, apresentando tontura e quedas de repetição, notadamente associadas à transição postural. O achado mais crítico do exame físico é a hipotensão postural (ortostática): queda na pressão arterial sistólica maior que 20 mmHg (passou de 138 mmHg deitada para 110 mmHg sentada). No idoso, as iatrogenias estão entre as principais etiologias para síncopes e quedas, sendo os anti-hipertensivos (como losartana, hidroclorotiazida, atenolol) os vilões. O protocolo geriátrico dita que a intervenção prioritária e de maior impacto é realizar a desprescrição (rever e suspender fármacos desnecessários e indutores de hipotensão), ajustando as metas tensionais para níveis mais toleráveis.
Parceria Exclusiva
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.