Questão 100 — Revalida INEP 2026.1
Um menino de 5 anos comparece ao acolhimento da Unidade Básica de Saúde com a babá, a pedido da escola, por suspeita de conjuntivite. Relata que a criança estava bem até voltar de férias escolares há 1 semana; está preocupada, pois sabe que os pais são contra a vacinação obrigatória. Há 4 dias com febre, resfriado, tosse seca, olhos vermelhos, vômitos e inapetência, medicado com paracetamol pela família por conta própria, sem melhora. No dia da consulta, o paciente acordou com lesões no rosto, atribuídas a uma reação ao uso do paracetamol. Ao exame: hidratado, prostrado, temperatura axilar 39 °C, hiperemia conjuntival bilateral leve, exantema papular em face, presença de máculas branco-azuladas de 1 a 3 mm com halo eritematoso em mucosa da boca. Sem outras alterações.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e com base no quadro clínico e epidemiológico mais provável, o tratamento desse paciente deve incluir
Ver Resposta e Comentário
Alternativa Correta: D. A criança, com estado vacinal contraído, apresenta a tríade coriza, conjuntivite, tosse. Além disso, surgiram em mucosa oral lesões patognomônicas: manchas branco-azuladas com halo eritematoso (Sinal de Koplik), antes de iniciar as manchas centrífugas pelo corpo, configurando fortemente um quadro de Sarampo. O protocolo para tratamento do sarampo do Ministério da Saúde prevê a administração imediata de altas doses de Vitamina A em todos os casos (pois essa doença depleta severamente as reservas do epitélio e diminui a morbimortalidade oftálmica do quadro).
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.