Questão 12 — Revalida INEP 2026.1
Mulher de 78 anos comparece à Unidade Básica de Saúde, acompanhada pelo filho, apresentando queixa de sonolência diurna, tonturas e instabilidade postural. É portadora de hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, doença renal crônica estágio 3a e insônia de longa data. Faz uso de losartana, hidroclorotiazida, metformina, amitriptilina, zolpidem e omeprazol. Não há alterações clínicas ou laboratoriais que evidenciem, no momento, descompensação das patologias de base.
Considerando a elaboração de um plano terapêutico individual, qual é a adaptação apropriada no tratamento e a justificativa?
Ver Resposta e Comentário
A paciente idosa apresenta sintomas claros de efeitos adversos de medicamentos com ação no sistema nervoso central (sonolência diurna, instabilidade postural e tontura). De acordo com os Critérios de Beers (medicamentos potencialmente inapropriados para idosos), os antidepressivos tricíclicos (amitriptilina) apresentam forte efeito anticolinérgico, sedativo e alfa-1 bloqueador (causando hipotensão ortostática), enquanto os hipnóticos não benzodiazepínicos (zolpidem) estão associados a maior risco de quedas, fraturas e delirium. O desmame progressivo de ambos é a conduta primária obrigatória.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.