Questão 18 — SUS SP 2024
Uma mulher de 37 anos de idade possui os seguintes de antecedentes pessoais: HAS e LES. Nos controles de enfermagem, apresentava picos hipertensivos de 160x100 mmHg. Após ajuste recente da medicação, a média nos controles passou a ser de 138x87 mmHg, normocárdica. Ela apresentava rash malar e dor articular no momento do exame físico. Mesmo nos momentos de melhora da dor com analgesia, ela sustentava os níveis pressóricos. Ela estava em uso de losartana, anlodipino e hidroclorotiazida. Exames: HB 12,7; leucócitos 5.300; plaquetas 157.000; sódio 132; potássio 5,9; ureia 27; e CR 1,1.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o procedimento que deverá ser realizado.
Ver Resposta e Comentário
O principal achado laboratorial de alarme na paciente é o potássio plasmático elevado de modo ameaçador (K = 5,9 mEq/L). Drogas inibidoras do SRAA, como os Bloqueadores dos Receptores de Angiotensina (BRA - Losartana), dificultam consideravelmente a secreção de potássio nos túbulos renais. A suspensão imediata da medicação que retém o íon se impõe. Em contrapartida, introduzir outra classe anti-hipertensiva segura como os betabloqueadores (ex. Carvedilol) permitirá a substituição de classe sem a exacerbação metabólica indesejada.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.