Questão 61 — SUS SP 2025
Uma paciente de 65 anos de idade, hipertensa em uso de enalapril 10 mg/dia (para hipertensão arterial), relatou sangramento genital durante três dias em pequena quantidade, sem cólicas. Ela negou qualquer outra sintomatologia. O exame ginecológico foi normal. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que
Ver Resposta e Comentário
Alternativa Correta: A. O sangramento na pós-menopausa tem como causa mais comum (frequente) a atrofia endometrial (atrofia genital). Apesar disso, devido à gravidade, o câncer de endométrio sempre deve ser investigado e descartado como diagnóstico diferencial. A investigação inicial frequentemente envolve a ultrassonografia transvaginal, na qual uma espessura endometrial ≤ 4-5 mm na ausência de terapia de reposição hormonal tem alto valor preditivo negativo para malignidade.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.