Reportar erro

Encontrou algo errado? Ajude a melhorar esta questão.

SUS SP 2025

Questão 8 — SUS SP 2025

Clínica Médica infectologia colite pseudomembranosa

Uma mulher de 18 anos de idade, sem antecedentes pessoais e familiares relevantes, dirigiu‑se ao pronto‑socorro de um hospital municipal com náusea, vômitos, diarreia líquida sem produtos patológicos, mialgia, sensação febril e astenia. Esse quadro teve início dois dias antes da admissão, com piora no dia atual, com sete episódios de fezes líquidas nas últimas 24 horas. A paciente relatou inapetência e dificuldade para ingerir líquidos e comprimidos. Ao exame físico: afebril; regular estado geral; levemente desidratada; bem perfundida e com extremidades quentes; abdome flácido; um pouco de dor à palpação profunda difusamente; sem sinais de peritonite; e sinais vitais marcando PA de 110 x 75 mmHg e FC de 87 bpm. Somente no quinto dia de internação, a paciente evoluiu com melhora clínica significativa. A equipe médica realizou alta hospitalar com ciprofloxacino via oral para completar sete dias em domicílio. Após duas semanas, a paciente retornou devido a um novo episódio diarreico, que teve início no dia anterior, com picos febris aferidos de 37,9°C. A mãe da paciente estava extremamente nervosa e exigiu uma tomografia de abdome. Os médicos do pronto-socorro, então, solicitaram uma tomografia computadorizada de abdome, que evidenciou sinais de processo inflamatório, predominando no intestino grosso. Com base nessa situação hipotética, assinale a conduta adequada, considerando esse quadro clínico.

A solicitação de colonoscopia devido à suspeita de retocolite ulcerativa
B solicitação de colonoscopia devido à suspeita de doença de Crohn
C solicitação de pesquisa para C. Difficile e uso de metronidazol empírico
D solicitação de pesquisa para C. Difficile e uso de vancomicina oral empírica
E Solicitação de pesquisa para C. Difficile e uso de vancomicina endovenosa empírica
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta D
Comentário

Alternativa Correta: D. A paciente utilizou de forma indevida múltiplos antibióticos sistêmicos (ceftriaxone, metronidazol, ciprofloxacino). Retornou semanas depois com quadro de diarreia febril e colite à tomografia. Esse cenário é clássico para a infecção por Clostridioides difficile (colite pseudomembranosa), que é desencadeada pelo uso recente de antimicrobianos. A conduta é pesquisar as toxinas nas fezes e iniciar o tratamento empírico. O tratamento de primeira linha atual para infecção por C. difficile consiste em Vancomicina via oral.

Parceria Exclusiva

Estratégia Med

Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.

Estude com o MedCalcApp PRO

Resolva provas completas, monte simulados por assunto e acompanhe sua evolução.

Mais de 10.000 questões com comentários e análise das alternativas
Simulados ilimitados com filtros por área, assunto e banca
Provas de ENAMED, ENARE, Revalida, USP e outras bancas
Histórico de respostas e desempenho por área médica
Acervo atualizado continuamente com novas provas oficiais
Ver planos PRO
Compra Segura • Garantia de 7 dias

Atualização disponível

Toque para carregar novos recursos e fórmulas.