Reportar erro

Encontrou algo errado? Ajude a melhorar esta questão.

SUS SP 2026

Questão 13 — SUS SP 2026

Clínica Médica Cardiologia Intoxicação por Nitroprussiato

Homem, 65 anos de idade, com miocardiopatia hipertensiva e fração de ejeção de 30% é internado em terapia intensiva por congestão pulmonar e aumento da pressão arterial. Iniciado nitroprussiato de sódio, o qual não pode ser interrompido após 72 horas de uso.

Assinale a alternativa que indica um sinal comum de intoxicação pelo nitroprussiato.

A Bradicardia.
B Cianose de extremidades.
C Acidose láctica.
D Hipercalemia.
E Redução da saturação de oxigênio por meta-hemoglobinemia.
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta C
Comentário

Alternativa Correta: C. A infusão prolongada de nitroprussiato de sódio pode levar à toxicidade por cianeto. O cianeto bloqueia a cadeia respiratória e o metabolismo oxidativo mitocondrial, forçando as células à via anaeróbica, o que resulta no acúmulo e na produção de acidose láctica.

Parceria Exclusiva

Estratégia Med

Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.

Estude com o MedCalcApp PRO

Resolva provas completas, monte simulados por assunto e acompanhe sua evolução.

Mais de 10.000 questões com comentários e análise das alternativas
Simulados ilimitados com filtros por área, assunto e banca
Provas de ENAMED, ENARE, Revalida, USP e outras bancas
Histórico de respostas e desempenho por área médica
Acervo atualizado continuamente com novas provas oficiais
Ver planos PRO
Compra Segura • Garantia de 7 dias

Atualização disponível

Toque para carregar novos recursos e fórmulas.