USP SP 2026
Questão 91 — USP SP 2026
Homem, 58 anos de idade, em atendimento em unidade básica de saúde, refere estar "mais ou menos". Queixa-se de intestino "um pouco preso" e boca seca. Durante a consulta diz estar se sentindo mais tenso, com pouca paciência, preocupando-se demais com pequenos problemas. Refere, ainda, tontura quando se levanta e bebe mais água para a boca seca. Fazia tratamento para pressão alta há 1 ano com captopril irregularmente. Há 2 meses, seu médico anterior disse que ele teria transtorno de ansiedade e prescreveu nortriptilina e, para hipertensão, foi substituído o captopril por enalapril, pois a pressão não baixava. No final da consulta, diz não se dar bem com remédios para a pressão. Reconhece que com frequência não toma os medicamentos para pressão, pois tem preguiça e também, eventualmente, não se lembra. Ao exame físico, apresentou PA de 150×95 mmHg, FC de 74 bpm. Além de abordar aspectos relativos a hábitos e à adesão ao tratamento, a conduta indicada seria substituir
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta
A
Comentário
Alternativa A é correta. O paciente apresenta sintomas típicos de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), mas os efeitos colaterais que ele relata, como boca seca, constipação intestinal ("intestino preso") e hipotensão ortostática ("tontura quando se levanta"), são clássicos efeitos adversos anticolinérgicos e de bloqueio alfa-adrenérgico da nortriptilina (um antidepressivo tricíclico). A conduta mais apropriada para manter o tratamento da ansiedade minimizando esses efeitos colaterais intoleráveis é substituir por um Inibidor Seletivo da Recaptação de Serotonina (ISRS), como a fluoxetina, que possui um perfil de tolerabilidade muito superior.
Parceria Exclusiva
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.