Albert Einstein 2025
Questão 12 — Albert Einstein 2025
Um paciente de 68 anos com histórico de hipertensão e diabetes tipo 2 é admitido com um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo. Ele recebeu trombólise intravenosa (rtPA) nas primeiras 4 horas após o início dos sintomas. No segundo dia de internação, o paciente apresenta deterioração do nível de consciência, aumento súbito da hemiparesia e sinais de hipertensão intracraniana. Qual a provável causa dessa evolução?
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta
D
Comentário
A deterioração neurológica aguda (piora do nível de consciência e hemiparesia) associada a sinais de hipertensão intracraniana após terapia trombolítica para AVC isquêmico é altamente sugestiva de transformação hemorrágica, uma das complicações mais temidas do uso de rtPA.
Parceria Exclusiva
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.