Questão 36 — ENAMED 2025
Mulher de 86 anos é levada pela filha à consulta no ambulatório de clínica médica, com queixa de quedas frequentes. A paciente tem diagnóstico prévio de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, depressão, déficit cognitivo leve e constipação intestinal. Está em uso de losartana, hidroclorotiazida, atenolol, metformina, gliclazida, rosuvastatina, escitalopram, donepezila e lactulose. Segundo a filha da paciente, as quedas ocorrem em diversos horários do dia, mais frequentemente na madrugada, ao se levantar para ir ao banheiro. Ao exame físico, a idosa apresenta leve bradipsiquismo e sinais de sarcopenia; pressão arterial do membro superior direito de 138 x 92 mmHg, quando deitada, e 110 x 70 mmHg, quando sentada.
O plano terapêutico apropriado ao contexto desse caso deve incluir
Ver Resposta e Comentário
Alternativa Correta: C. A idosa apresenta queda importante da pressão arterial ao mudar de decúbito (138x92 deitada para 110x70 sentada), preenchendo critérios para hipotensão ortostática (queda de >20 mmHg na sistólica). O uso concomitante de múltiplos hipotensores (losartana, HCTZ, atenolol), além de antidepressivo e inibidor da acetilcolinesterase, configura polifarmácia indutora de hipotensão. A principal medida para prevenção de quedas nestes casos é a desprescrição cuidadosa e ajuste de doses.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.