Questão 4 — ENARE 2024/2025
Um rapaz de 18 anos foi atendido no ambulatório de clínica médica para acompanhamento de lúpus eritematoso sistêmico com nefrite e cardite. Estava em bom estado geral após 3 pulsoterapias com corticoide e ciclofosfamida, mas deveria fazer nova dose de corticoide sistêmico naquele mês. No entanto, apresentava lesões hiperemiadas com vesículas e algumas pústulas em dermátomos oftálmico e maxilar da hemiface direita. A impressão do médico foi de herpes-zóster.
A conduta adequada para esse caso é:
Ver Resposta e Comentário
Alternativa Correta: C. Paciente jovem com lúpus eritematoso sistêmico (LES) em imunossupressão grave recente (pulsoterapia com corticoide e ciclofosfamida) que desenvolve herpes-zóster acometendo mais de um dermátomo na face (oftálmico e maxilar) apresenta alto risco de zóster disseminado ou complicações graves (como zóster oftálmico, necrose retiniana). Portanto, a conduta correta é a internação hospitalar para administração de aciclovir por via parenteral (intravenoso) e isolamento de contato e respiratório (pois as lesões vesiculares e aerossóis representam alto risco de transmissão neste contexto).
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.