FAMERP 2026 - Acesso Direto
Questão 43 — FAMERP 2026 - Acesso Direto
Menina de 8 anos, com diagnóstico recente de Leucemia Linfoblástica Aguda, em tratamento no primeiro ciclo de quimioterapia, apresenta perda de consciência, apneia e ausência de pulso central palpável. O monitor cardíaco demonstra fibrilação ventricular. Reanimação cardiorrespiratória é iniciada. Em relação às drogas que podem ser administradas durante a reanimação cardiorrespiratória podemos afirmar:
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta
A
Comentário
Resposta correta: A. A fibrilação ventricular é um ritmo chocável. Deve-se realizar desfibrilação não sincronizada e retomar imediatamente a reanimação cardiopulmonar por dois minutos, repetindo a análise do ritmo e os choques conforme o algoritmo. Nos ritmos chocáveis pediátricos, a adrenalina é introduzida após os choques iniciais, enquanto um antiarrítmico, como amiodarona ou lidocaína, é empregado na fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso refratária. A amiodarona é indicada após o terceiro choque, como afirma a alternativa A. Cardioversão sincronizada é reservada para taquiarritmia com pulso e instabilidade, não para fibrilação ventricular. A lidocaína não deve ser administrada imediatamente depois do primeiro choque.
Parceria Exclusiva
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.