Questão 37 — Revalida INEP 2022.1
Uma mulher com 25 anos de idade, casada, atendida em uma Unidade Básica de Saúde, queixa-se de sangramentos intermenstruais nos últimos meses. A paciente relata que mudou de contraceptivo hormonal oral (CHO) por sua própria iniciativa há 3 meses: usava CHO composto por etinilestradiol 35 mcg em associação com acetato de ciproterona 2 mg e mudou para CHO composto por etinilestradiol 20 mcg em associação com gestodeno 75 mcg. Ela tem como antecedentes relevantes ser multigesta (2 partos normais, o último há 3 anos) e apresenta quadro de convulsões tônico-clônicas controladas com o uso de anticonvulsivante fenitoína 300 mg ao dia.
Diante desse quadro clínico, a orientação que deve ser dada à paciente para corrigir o problema é
Ver Resposta e Comentário
A paciente utiliza fenitoína, um potente indutor das enzimas hepáticas do citocromo P450. Esse medicamento acelera o metabolismo dos contraceptivos hormonais orais combinados (CHO), reduzindo drasticamente sua eficácia e causando falhas (sangramento de escape e risco de gravidez indesejada). Portanto, os CHOs são contraindicados (Categoria 3 da OMS). A melhor orientação é adotar um método não afetado por essas interações, como o Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.