Reportar erro

Encontrou algo errado? Ajude a melhorar esta questão.

Revalida INEP 2022.2

Questão 11 — Revalida INEP 2022.2

Clínica Médica Dermatologia Síndrome de Stevens-Johnson

Uma paciente de 22 anos de idade compareceu à unidade de emergência, com queixa de aparecimento, havia 3 dias, de lesões na cavidade oral e pele. Informou ainda, que as lesões surgiram inicialmente nos ombros, tendo aspecto semelhante a queimadura solar. Posteriormente, estenderam-se para a região proximal dos membros superiores e para os joelhos. Relatou também febre, mal-estar e mialgias. Em sua história patológica pregressa, há menção a epilepsia e asma. A paciente faz uso de hidantoína — introduzida recentemente, em substituição a fenobarbital — e salmeterol/budesonida inalatório. A paciente tem uma irmã com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico e uma tia em tratamento para pênfigo foliáceo. Conforme o exame físico, as lesões ocupam menos de 10% da superfície corpórea, sendo as lesões cutâneas caracterizadas predominantemente pela presença de áreas de eritema, com presença de permeio de pápulas edematosas (com centro de tonalidade violácea) e formação de bolhas com desprendimento cutâneo limitado, havendo algumas típicas lesões em alvo. Nos lábios, há crostas hemáticas aderidas a centros de desprendimento mucoso.

O médico que atende a paciente, considerando riscos e benefícios para ela, deve explicar-lhe que a abordagem diagnóstica correta para o seu caso, no momento, é

A solicitar biópsia cutânea com pesquisa por imunofluorescência, dado o histórico familiar de pênfigo foliáceo.
B encaminhar a paciente para pesquisa de FAN em células Hep-2, em função do padrão típico de lúpus cutâneo subagudo.
C entrar em contato com o laboratório e solicitar a pesquisa de exotoxina estafilocóccica (síndrome da pele escaldada estafilocóccica).
D considerar os dados da anamnese e do exame físico suficientes para o provável diagnóstico de farmacodermia pelo anticonvulsivante.
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta D
Comentário

A apresentação clínica de febre, lesões em alvo, bolhas e desprendimento cutâneo menor que 10% da superfície corporal, juntamente com crostas hemáticas nos lábios, que se inicia após a introdução de uma nova medicação (neste caso, a hidantoína), é o quadro clássico de Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ). Trata-se de uma farmacodermia grave. Para esse diagnóstico em ambiente de emergência, a anamnese e o exame físico são perfeitamente suficientes para estabelecer a hipótese e determinar a conduta imediata, que consiste na suspensão da droga suspeita e suporte clínico. Não são necessários exames como biópsia ou anticorpos em regime de urgência para a conduta inicial.

Parceria Exclusiva

Estratégia Med

Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.

Estude com o MedCalcApp PRO

Resolva provas completas, monte simulados por assunto e acompanhe sua evolução.

Mais de 10.000 questões com comentários e análise das alternativas
Simulados ilimitados com filtros por área, assunto e banca
Provas de ENAMED, ENARE, Revalida, USP e outras bancas
Histórico de respostas e desempenho por área médica
Acervo atualizado continuamente com novas provas oficiais
Ver planos PRO
Compra Segura • Garantia de 7 dias

Atualização disponível

Toque para carregar novos recursos e fórmulas.