Questão 18 — Revalida INEP 2022.2
Trabalhador da construção civil, de 58 anos de idade, em tratamento regular para hipertensão há 12 anos, procurou a unidade básica de saúde (UBS), com queixa de fortes dores musculares. O paciente acredita que as dores musculares tenham relação com o uso de uma nova medicação prescrita na UBS há duas semanas, quando, em uma consulta de rotina, foram constatadas alterações em seus exames laboratoriais.
Nesse caso, qual condição clínica, ao ser evidenciada pelos exames laboratoriais, pode justificar a prescrição da medicação?
Ver Resposta e Comentário
Um quadro clínico de mialgia ou dores musculares intensas que se inicia algumas semanas após a introdução de uma nova medicação prescrita devido a alterações laboratoriais é amplamente sugestivo do uso de estatinas. Estes medicamentos são os mais prescritos para corrigir perfis alterados de dislipidemia (hipercolesterolemia). A miopatia associada às estatinas é o efeito colateral mais conhecido desta classe terapêutica e abrange desde dores musculares toleráveis até condições graves como a rabdomiólise franca.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.