Reportar erro

Encontrou algo errado? Ajude a melhorar esta questão.

Revalida INEP 2022.2

Questão 79 — Revalida INEP 2022.2

Pediatria Emergências Pediátricas Intoxicação Exógena

Pré-escolar de 3 anos e 4 meses de idade deu entrada no pronto-socorro apresentando rigidez e espasmos musculares e hipertermia. Não apresentava dificuldade respiratória. Ausculta cardíaca sem anormalidades. Sem história prévia de doença cardíaca. O paciente estava recebendo oxigenoterapia quando um primo dele, de quatro anos, deu entrada no mesmo hospital, com quadro semelhante. Ambos haviam passado as últimas 12 horas na casa da avó materna, que há anos faz tratamento de esquizofrenia e hipertensão arterial.

As evidências clínicas dessa história induzem a necessidade de o médico investigar

A cardiopatia congênita cianótica.
B intoxicação exógena por captopril.
C intoxicação exógena de haloperidol.
D ingestão exógena por benzodiazepínico.
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta C
Comentário

A apresentação simultânea em duas crianças com contato no mesmo ambiente e quadro de rigidez, espasmos musculares e hipertermia levanta a forte suspeita de intoxicação. Como a avó faz tratamento para esquizofrenia, a ingestão acidental de neurolépticos/antipsicóticos, como o haloperidol, é a causa mais provável, gerando sintomas extrapiramidais (distonias agudas) e possivelmente a síndrome neuroléptica maligna.

Parceria Exclusiva

Estratégia Med

Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.

Estude com o MedCalcApp PRO

Resolva provas completas, monte simulados por assunto e acompanhe sua evolução.

Mais de 10.000 questões com comentários e análise das alternativas
Simulados ilimitados com filtros por área, assunto e banca
Provas de ENAMED, ENARE, Revalida, USP e outras bancas
Histórico de respostas e desempenho por área médica
Acervo atualizado continuamente com novas provas oficiais
Ver planos PRO
Compra Segura • Garantia de 7 dias

Atualização disponível

Toque para carregar novos recursos e fórmulas.