Questão 87 — Revalida INEP 2023.2
Uma paciente de 54 anos vem ao consultório com queixa de vermelhidão e dor no olho esquerdo há 4 meses, sem melhora ao usar colírio lubrificante ou anti-inflamatório. Além disso, há 2 semanas, iniciou turvação visual em visão periférica de olho esquerdo. Ela nega queixas no olho direito. A paciente apresenta antecedente de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2 e depressão, e está em tratamento regular com losartana 50 mg/dia, atenolol 25 mg/dia, hidroclorotiazida 25 mg/dia, metformina 850 mg/dia e amitriptilina 75 mg/dia. O médico, então, realiza exame de fundo de olho e nota, no olho esquerdo, aumento de escavação na periferia da papila óptica sem sinais de hemorragia ou alterações de vasos retinianos ou edema de papila.
Com base nas informações apresentadas, o médico deve
Ver Resposta e Comentário
Alternativa Correta: C. A paciente apresenta sinais clássicos de Glaucoma (provavelmente precipitado ou agravado por medicação): vermelhidão, dor ocular crônica, perda de visão periférica e, o dado mais importante, aumento da escavação da papila óptica no fundo de olho. Ela faz uso de Amitriptilina (antidepressivo tricíclico com potente ação anticolinérgica), que pode desencadear crise de glaucoma de ângulo fechado devido à midríase medicamentosa. A conduta correta é medir a Pressão Intraocular (tonometria) para confirmar o diagnóstico e suspender a droga anticolinérgica que está agravando a patologia.
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.