USP RP 2026
Questão 62 — USP RP 2026
Mulher de 42 anos, G1C1, laqueada, vem encaminhada a serviço terciário devido a sangramento uterino anormal iniciado há 2 anos, com aumento de volume e duração da menstruação, com piora nos últimos meses. Está em uso de análogo do GnRH há 9 meses com resolução do sangramento. Apresentando sintomas vasomotores e ressecamento vaginal. Comorbidades: HAS bem controlada com uso de medicação, obesidade grau 1. Achados relevantes do exame físico: útero aumentado de volume ao toque vaginal. Exames complementares (realizados no início dos sintomas): ultrassonografia transvaginal mostrando leiomiomatose com presença de múltiplos leiomiomas subserosos e intramurais com volume uterino de 300 cm³. Qual a conduta mais adequada neste caso?
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta
B
Comentário
A paciente apresenta leiomiomatose uterina e sangramento. Ela faz uso de análogos de GnRH, que não devem ultrapassar 6 meses devido aos fortes efeitos colaterais hipoestrogênicos. Como ela ainda possui indicação de tratamento de manutenção para evitar sangramentos e o risco de estrogênio está elevado (obesidade, HAS e idade avançada), a melhor conduta segura é suspender o análogo e prescrever um contraceptivo de progestagênio isolado.
Parceria Exclusiva
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.