Reportar erro

Encontrou algo errado? Ajude a melhorar esta questão.

USP SP 2023

Questão 49 — USP SP 2023

Clínica Médica Medicina de Emergência e Terapia Intensiva Intoxicações Clínicas
Homem, 55 anos, é trazido ao pronto-socorro após ingerir grande quantidade de uma substância que causou quadro de sudorese profusa, bradicardia, miose, hipotensão e broncorreia. Qual é a substância que apresentaria efeito similar quando ingerida em grande quantidade?
A Loperamida.
B Rivsastigmina.
C Escopolamina.
D Imipramina.
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta B
Comentário
O quadro descrito corresponde a uma síndrome colinérgica, com predomínio de efeitos muscarínicos. Sudorese, miose, bradicardia, hipotensão e broncorreia refletem excesso de atividade da acetilcolina. Entre as substâncias apresentadas, a rivastigmina inibe colinesterases, aumentando a disponibilidade desse neurotransmissor e podendo produzir sinais semelhantes em intoxicação. A broncorreia merece atenção por comprometer a ventilação e a oxigenação. Escopolamina e imipramina apresentam efeitos anticolinérgicos, mais associados a diminuição de secreções, taquicardia e midríase. A loperamida atua principalmente em receptores opioides periféricos e não reproduz o conjunto de sinais autonômicos indicado no enunciado.
Parceria Exclusiva

Estratégia Med

Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.

Estude com o MedCalcApp PRO

Resolva provas completas, monte simulados por assunto e acompanhe sua evolução.

Mais de 10.000 questões com comentários e análise das alternativas
Simulados ilimitados com filtros por área, assunto e banca
Provas de ENAMED, ENARE, Revalida, USP e outras bancas
Histórico de respostas e desempenho por área médica
Acervo atualizado continuamente com novas provas oficiais
Ver planos PRO
Compra Segura • Garantia de 7 dias

Atualização disponível

Toque para carregar novos recursos e fórmulas.