USP SP 2023
Questão 54 — USP SP 2023
Homem de 75 anos é acompanhado no ambulatório de clínica médica por insuficiência cardíaca e hipertensão. Está em uso regular de enalapril e carvedilol em doses máximas, até 4 meses atrás, estava clinicamente estável. Desde então, a dispneia passou dos grandes aos médios esforços, com aparecimento de edema de membros inferiores ao final do dia. Nega febre, alteração do peso ou do padrão de sono. Há quatro dias apresenta palpitação e piora da dispneia, que passou a ocorrer no repouso. No exame clínico, tem frequência cardíaca de 90 bpm (arrítmico), pressão arterial 122x76 mmHg, bulhas arrítmicas e estertores finos em bases pulmonares. O restante do exame clínico é normal. Qual dos exames complementares abaixo deve ser realizado neste momento?
Ver Resposta e Comentário
Resposta Correta
B
Comentário
O paciente apresenta piora da insuficiência cardíaca associada a palpitações e ritmo arrítmico, sugerindo uma arritmia como fibrilação atrial. Entre os exames oferecidos, a dosagem de hormônio tireoestimulante permite investigar disfunção tireoidiana como fator precipitante ou agravante. O hipertireoidismo pode desencadear arritmias e contribuir para descompensação cardíaca mesmo sem manifestações típicas evidentes em pessoas idosas. A resposta oficial é, portanto, a alternativa B. O enunciado não apresenta elementos específicos que tornem angiotomografia, cineangiocoronariografia ou proteína C-reativa o exame solicitado entre as opções. A investigação deve integrar o quadro clínico e a avaliação do ritmo cardíaco.
Parceria Exclusiva
Estratégia Med
Buscando cursos em vídeo? Garanta 10% de desconto no Estratégia Med.